Openfire e Pandion

Pessoal, bom dia!

Temos um servidor Openfire em perfeito funcionamento. Antes utilizávamos o cliente Spark para conexões dentro e fora da empresa, porem a diretoria decidiu trocar de Spark para Pandion, e é aí que começaram os problemas:

Consigo conectar apenas dentro da empresa da seguinte forma: nome_usuario@IP_Interno - Mas não consigo conectar com nome_usuario@Domínio e meus DNSs estão em perfeito funcionamento.

Fora da empresa eu não consigo conectar de forma alguma, seja @IP_Publico ou @Domínio.

Gostaria de algumas sugestões para a resolução do problema. Frisando que o Spark funcionava dentro e fora da empresa.

Obrigado!

Bom dia amigo, você esta usando qual versão do openfire?

Como o cliente do Spark funcionava dentro e fora da empresa, não é configuração de regra de firewall ou do openfire, o que pode ser é a questão de versão do openfire, se você estiver usando as versões 4.0, 4.1, 4.1.1, 4.1.2, ela traz esses problemas de conexão com o cliente, erro de certificado entre outros. Assim só era possível conectar no servidor usando o hostname dele, ou desabilitando uma opção no cliente para verificação de certificado.

Bom dia, meu caro!
Minha versão do Openfire é a 3.9.3

Então será que apenas atualizado para a versão mais recente será o suficiente para resolver meu problema?

Vou verificar qual a versão mais recente dele e ver como é o procedimento de atualização do servidor.

Obrigado pela dica, vou testar e postar os resultados.

Jeferson, você pode testar com a ultima versão a 4.1.3, porém eu só tive problemas nessas ultimas atualizações, eu não cheguei testar o Pandion, mas pode ser que tenha alguma opção nele que tenha que alterar antes de conectar no servidor. Internamente você está conectando pelo ip interno do servidor do openfire?

Vinicius, estou usando o ip interno da rede para me conectar ao servidor.

Qual tipo de problema você teve nesta ultima atualização?

Na verdade a 4.1.3 eu instalei mas não coloquei em produção ainda, até a 4.1.2 dava problema até para compartilhar grupos, isso já foi resolvido nessa 4.1.3. Para conexão externa você está usando o ip externo ou um hostname também?

Bom, eu tenho as duas opções, posso utilizar o ip externo e também posso usar por chat@dominio.com.br. Tenho DNS externo configurado.

Seria interessante utilizar por nome mesmo, fica mais legível para o usuário.

Nunca atualizei esse openfire, que cuidava da manutenção era uma pessoa que já foi desligada. Se não for abuso, você teria um passo a passo que segue para atualizar? Achei vários na internet mas não tenho ambiente de testes para essa ferramenta.

Não estou conseguindo conectar com o Pandion em sua útlima versão no Openfire 4.1.3. Não rola, mas acabei de testar no Pidgin e está funcionando (só que o Pidgin é mais feio)…