Spark rede externa

Olá, sou novo aqui e também no uso do openfire com o spark. A seguinte situação: instalei o Openfire e o Spark, na rede local funcionou normalmente, mas quando tentei conectar de uma rede externa ocorreu um erro.

O Openfire esta instalado um pc normal com win xp.

Amigo, primeiro explica sua extrutura:

A: Você esta tentando acesso pelo programa (Spark, etc.), ou Via Browser, pelo SparkWEB?

B: Sua rede interna tem ip fixo, tem firewall, pois para acesso externo precisa liberar as portas do openfire direto em uma faixa de ip, dai nas pontas você usa o ip externo e não o ip interno para conectar.

C: Sua rede externa, tem alguma VPN ou comunicação com sua rede interna?

Fico no aguardo para maiores testes.

Att Vinícius Roberto Gobbi

vinigobbi@msn.com

Então Vinícius,

Acesso pelo Programa;

Minha rede local tem 10 pc’s;

Rede local wifi;

Não uso ip fixo, nem firewall (a não ser o do próprio windows em cada pc);

Rede externa sem comunicação com rede interna;

A situação é essa:

Secretaria (onde estou),

Unidade 01,Unidade 02,Unidade 03,Unidade 04.

Todos acessam a internet atravé de do Modem Wireless ADSL+Router DLINK DSL 2640B.

Christian, então vou lhe explicar assim:

Tudo que estiver dentro da sua rede interna, vai funcionar pelo ip da maquina aonde esta do servidor openfire, mas caso você queira acessar de fora de sua rede interna, você tem que fazer algumas configurações:

1-No seu modem ADSL, vai criar uma rota, onde todos os pacotes que chegarem nas portas do openfire, o modem vai direcionar para o ip interno do seu servidor.

2-Como sua rede não tem ip fixo, ou seja dinamico, vai precisar instalar um programa chamado (no-ip), que pode ser adquirido no site (www.no-ip.com), instalando esse programa no seu servidor openfire, ele vai pegar seu ip dinamico, e transformar em um nome de dominio, por exemplo:

Seu ip hoje é 200.166.47.2, como seu modem recebe ip dinamico, se desligar o modem, ou cair sua internet, ele vai alterar o endereço, assim o no-ip transforma esse ip em um nome, por exemplo:

200.166.47.2 para christianherber.no-ip.info

Pronto, agora já podemos usar o endereço christianherber.no-ip.info de uma rede externa para fazer o acesso ao Spark.

3-Seu modem já é roteador Wireless, ou tem outro equipamento para rotear Wireless?, caso tenha mais de um equipamento, e o servidor openfire estiver conectado pelo segundo equipamento, vamos precisar criar mais algumas configurações como uma DMZ.

Então basicamente, para acessar sua rede interna, de uma rede externa, tem que ser feito pelo seu ip externo, aquele que pode ser visto pelo site www.meuip.com.br, para não ficar olhando o ip todo dia, você instala o programa no-ip, e para o acesso funcionar, precisa liberar as portas no seu modem adsl, e direcionar para o seu servidor do openfire, dai o modem joga o pedido externo na tal porta para o ip interno de sua rede, e assim vai funcionar.

Vinícius, o que fiz até agora foi o cadastro no no-ip, criei o host, baixei o programa, instale e ta rodando. O que eu nunca fiz é criar rota no modem, vc pode me ajudar neste ponto também?

Christian, vamos lá, qual o modelo e marca do seu Modem ADSL, ele proprio é modem e roteador wireless, ou você tem dois equipamentos?

Modem Wireless ADSL+Router DLINK DSL 2640B.

Uso somente ele, não há mais equipamentos.

Amigo, de uma olhada nestes artigos:

Basicamente você vai criar uma Nat, que o modem ADSL vai pegar os pacotes que chegarem nas portas do Openfire, via acesso externo e apontar para o ip interno do seu servidor Openfire. Sabe olhar as portas do servidor no console de administrador do open?

Não.

Ok, quando você for liberar as portas no Modem ADSL, libera essas:

5222,5223, 7777

Ai você vai no modem coloca a porta e o endereço do seu no-ip, apontando para o servidor interno do seu openfire.

Amigo, segue exemplo da configuração em foto, espero ajudar:

exemplo nat.jpg

Este é o exemplo de como liberei o acesso remoto na minha casa para qualquer micro que tenha internet.

Ali eu indiquei que todo pacote (informação, requisição, acesso, etc) que chegar no IP Externo tal (xxx.xxx.xxx.xxx) ou via no-ip (xxx.no-ip.info), pelas portas xxx, que é o serviço que desejo liberar, o modem ADSL joga no meu computador, que esta dentro da rede local da minha casa.

Você vai seguir a mesma linha de raciocinio, liberando as portas do openfire, para que qualquer pessoa que tenho o client do spark, e saiba o seu endereço de ip ou no-ip, possa conectar.

Configurei no modem:

imagem.bmp

Consigo acessar o modem da secretaria, a partir de uma rede externa pelo enderço do no-ip, mas o spark continua o mesmo erro.

Christian, ali aonde você colocou o IP: 200.96.177.146

Ali tem de estar o seu ip interno, este não é o seu ip externo??

Exemplo caso sua rede seja a faixa 192.168.0.xxx, e o seu servidor aonde o openfire esta instalado seja o ip 192.168.0.10, ali aonde direcionou as portas, você coloca o ip: 192.168.0.10

Olá Vinícius,

Enfim consegui fazer funcionar o spark , quero te agradecer pela ajuda e pela paciência.

Muito Obrigado!!!

Show, obrigado por avisar que deu certo, fica o documento ai, e continue usando a comunidade.

Olá Vinicius,

Fiz todos os passos que estão explicados acima, porém o meu não faz o acesso.

Estou tentando acessar pelo programa.

As portas foram liberadas no modem.

O servidor não está com firewall ativo.

Tenho IP Fixo, e mesmo assim, coloco ele lá, e não abre.

Pode me ajudar?

Agradeço desde já!

Ola amigo, posso sim, primeiro me explica como funciona sua rede:

Seu servidor passa por quantos equipamentos até a internet exemplo:

Servidor - Switch - Firewall - Modem

ou

Sevidor - AP - Switch - Modem

ou

Servidor - Switch - Modem

Também, faça um teste se as portas ficaram liberadas, pode usar programas tipo:

FreePortScanner

Vá em outro local, com outra internet, e teste o seu ip externo para garantir que as portas ficaram liberadas.

Também tem que criar uma NAT do modem até o seu servidor Openfire, seja pelo modem, seja pelo firewall.

Oi Vinicius

Opção 3, Servidor - Swith - Modem

O modem é simples, não tem wi-fi nem nada, é o modelo GKM1220 Intelbras

Eu não usei esse programa, mas vou baixar e testar pra ver se vai funcionar.

Acho q as portas não ficaram liberadas ainda, mas não sei o pq, o NAT do modem já foi criado, igual vc deu explicação pro colega acima.

Danilo, otimo tem a situação mais simples, você também pode usar sites para ver as portas abertas no seu ip, como:

http://www.gwebtools.com.br/scanner-porta

Este modem da intelbras eu não conheço, mas todos são teoricamente iguais, basta liberar as postas desejadas e apontar no ip do servidor, podes tentar procurar na internet tutoriais como liberar portas no modem gkm1220 intelbras, sempre tem tutorial liberando portas para torrent, entre outros, basta seguir o modelo e usar as portas do openfire. Depois que tiver certeza que as portas estão liberadas, começa os testes na conexão do programa, qualquer duvida fico a disposição.

Segue um exemplo de liberação:

Server name
Protocol
External Port
Internal Port
Server IP Address
Remoto
TCP
3389
3389
xxx.xxx.xxx.xxx

Onde no seu caso você libera as portas do openfire, e joga pro ip do servidor do openfire.