Como Configurar o Openfire para conectar-se em uma Rede Externa

Estou com dificuldades em colocar o o serviço em uma rede externa, na empresa é proibido o uso do MSN,

daí fica dificil, alguém pode me dar uma luz de como fazer o negoço legal. Agradeço!

Bom dia.

Não entendi sua pergunta, voce precisa usar o programa fora da sua empresa?

Voce já tem o sistema funcionando?

Explique melhor.

O Sistema já funciona na rede local da empresa e queria saber se funciona em rede externa também. Tentei usar o plugin kraken, mas na empresa é proibido o uso do msn. Tem alguma outra forma?

Bem, aqui na empresa eu utilizo o Spark 100% com acesso externo.

Todos os meus clientes possuem o Spark para conversas com meus técnicos.

O que eu fiz:

na pagina inicial do Openfire é informado todas as portas de acesso.

Voce redireciona estas portas no seu firewall para o IP do seu servidor Openfire.

Feito isso o usuario externo coloca Login Senha e no campo servidor coloca o IP Externo do seu firewall ou no meu caso eu criei um DDNS amigavel (Ex.: openfire.no-ip.com).

Qualquer duvida tamu ai.

Ah! Agora entendi pensei que as configurações da rede externa deveriam ser no proprio openfire, e não no firewall, cara brigadão mesmo, salvou minha pele. Se precisar e eu poder ajudar tamu ai tbm.

Blz, só adicione como topico respondido clicando no meu Post

Bom, eu já liberei as portas, consigo acessar o openfire no browser numa rede externa, porém o spark não se conecta, lembrando que eu crie um client DDNS em meu servidor. Tem alguma porta que pode não estar liberada? Sei que o Spark roda na porta 5222. Pode me ajudar com isso?

Não é liberar e sim redirecionar…

Obs.: a porta principal para vc liberar é a 5222 as outras portão não são obrigatórias.

Entendido, mas não consigo compreender quais são as portas que tem de liberar e é apenas da pagina do

que mostra as configurações e portas do servidor, ou sem mais alguma que não esteje vendo, pois já desabilitei algumas e não consegui me conectar usando o Spark.

Vamos lá.

No admin do Openfire aparece varias portas 5222 / 9090 / 7777 / 7070 / Etc.

Destas portas a unica que voce precisa para conectar é a 5222 ela faz a conexão para conversas pelo Spark

a porta 9090 serve para acessar a console do openfire, etc, leia depois o descritivo das portas na pagina do openfire.

Agora no seu firewall voce faz um redirecionamento da porta 5222 para o IP (interno) do seu servidor Openfire, feito isso ele ja devia funcionar remotamente.

Qual o firewall que voce utiliza, caso queira tento ver um tutorial para te explicar como redirecionar.

Uso um roteador Linksys WRT150N e OUtro firewall de uma rede distinta Sistema CentOS, Squid + Iptables.

Enfim no meu roteador redirecionei as portas para onde tinha de redirecionar, mas ainda assim não consigo acessar o spark.

Enfim resolvi meu problema, bom como falei já estava tudo direcionado, o problema foi que em uma rede externa que eu queria acessar pelo Spark, eles tem a porta 5222 bloqueada e como se trata de uma rede onde eu não “mando”, então fiquei de solicitar a liberação desta porta, porém eles usam proxy e vi que tbm o Spark possui configurações de Proxy. Fiz testes em outro lugar e deu muito certo. Agradeço muito sua atenção e desculpas pelo Incomodo.

Blz, estamos ai para isso

Olá Ronaldo! Acompanhei as suas respostas, sou um pouco mais leigo nesta questão de redes. Como faria esse processo em um ou dois PCs simples (roteador) ou um notebook por exemplo que rodam XP. Pelo que entendi tenho que configurar (redirecionar portas) no cliente e instalar somente spark neles, não é isso? O IP que devo setar na porta 5222 é o IP 127.0.0.1 ou o gateway da máquina que roda o open? Agradeço a atenção.

Olá Fernando,

Bem vamos lá, hoje voce tem o servidor openfire rodando em um server e quer conectar algumas maquinas remotamente certo?

Bem para isso no roteador voce deve redirecionar principalmente a porta 5222 ela é a responsavel pela conexão e troca de mensagens, porém acho interessante voce tambem redirecionar as outras portas.

Me responde uma coisa antes, os PCs estão dentro ou fora da empresa, não compreendi na sua mensagem.

Oi Ronaldo!

Na verdade são dois Pcs que estão fora da empresa e não estão em rede. Eventualmente um notebook caso necessário.

Obrigado!

Então…

Vc sabe fazer redirecionamento no roteador?

Se sim, faça o redirecionamento da porta 5777 para o IP do servidor (EX. 192.168.0.10).

Após isso nos equipamentos externos vc coloca o usuario e senha e no campo SERVIDOR vc coloca o IP do seu link de internet (normalmente começa com 200 ou 189).

Amigo,

Estou tentando acessar o sparkweb, mas só da not authorized. Alguém pode me dar uma luz?

Roberto, um dos grandes motivos do SparkWEB não funcionar é algum firewall na rede que você está acessando que esta bloqueando. Verifique com o administrador de Rede.

eu sou o Adm e ja liberei e redirecionei as portas no firewall. Agora uma hora ele autentica, outra hora não, e na tentativa e erro, ele conecta.

Mas não consigo localizar o por que desse erro.